Desde que estive no “BossaConference”[1] e assisti a palestra sobre o “UbuntuMobile”[2] que só fez aumentar mais ainda a curiosidade sobre o funcionamento de tais sistemas! na época li vários textos durante pesquisas sobre o assunto até que cheguei no projeto “Mamona” que abaixo segue uma breve descrição.

“O Mamona e uma plataforma Linux para sistemas embarcados ARM EABI (Que utilizem processadores ARM compostos de uma interface binária de aplicações para sistemas embarcados), que tem como seu principal objetivo oferecer uma alternativa completamente OpenSource tendo 100% de seu core composto de ferramentas de código aberto. Alem de ser baseado no debian, desenvolvido e mantido pelo INDT. Tem como principal idéia que seja utilizado em toda plataforma onde você tenha liberdade de instalar e testar os componentes. Se você achar algum celular não fechado (NEO é um exemplo), você pode colocar o mamona lá sem problemas!”

Resumindo, comecei a brincar e estudar um pouco sobre o plataforma por pura vontade e resolvi escrever um howto em português explicando e tentando ser um pouco mais detalhado do que os materiais que encontrei no wiki do projeto! Creio que irá ser útil para aqueles que não conhecem ou simplesmente tem interesse em conhecer sobre plataformas do gênero! ou até mesmo sendo um projeto bem interessante para aqueles que tem interesse em colaborar com a comunidade opensource!

[1] Impressões pessoais sobre o evento BossaConference
[2] UbuntuMobile

Comentários e criticas são bem vindos! ;)