Um breve resumo sobre minha ida ao Bossa Conference ’09

Depois de praticamente duas semanas do evento, aqui estou escrevendo sobre como foi a experiência de ter participado de mais uma edição do Bossa Conference, antes de mais nada digo que não foi como eu havia planejado. Pois surgiu a necessidade de voltar para empresa antes do previsto, mais precisamente na terça-feira (10/03) logo por volta das 13:00, ou seja? Como a empresa em que trabalho arcou com inscrição e hospedagem referentes a minha ida ao evento, eu não tive muita opção! :-(

Pois bem, tudo começou no dia 07/03 quando primeiramente passei no aeroporto para buscar o Gustavo Noronha (kov) para seguirmos para Porto de Galinhas, praia na qual e o local onde acontece anualmente o Bossa Conference. Eu particularmente achava que o vôo iria atrasar mais foi bem pontual, demos uma passada rápida pela Praia de Boa Viagem para o kov conhecer e seguimos viagem para Porto.

Ficamos hospedados no hotel Beija-Flores, por sinal e o mesmo hotel que fiquei na edição passada e que costumei ficar durantes algumas vezes em que fui a Porto de Galinhas.  Eu e Krix (My Girl) ficamos hospedados durante o sábado e domingo, pois meu aniversário foi no domingo dia 08/03 e comemoramos juntamente com mais alguns amigos que estavam passando final de semana no mesmo hotel!

No domingo foi dia de curtir a praia tomando algumas cervejas, passeio de jangada e alguns mergulhos nas piscinas naturais! As fotos a seguir descrevem melhor o final de semana dias antes do inicio do Bossa Conference!

As famosas piscinas naturais de Porto de Galinhas.

Muito loca está foto, parece que o Gustavo está admirado com tanta água!

Krix dando comida aos peixes!

Será que o kov perdeu alguma coisa? haha!

Eita que vidinha mais ou menos! :P

Novamente, alimentando os peixes na água estupidamente transparente!

Somebody help!

09/03 09:00 – Abertura do evento com apresentação de Maracatu local.

Conforme descrito na grade do evento, eu segui as seguintes palestras!

09/03 – 10:00 – Acompanhei logo de inicio uma excelente apresentação do David Zeuthen, em que ele falou sobre esquemas de Plumbing the Desktop, no caso falando sobre D-Bus e o PolicyKit em diversos cenários.

09/03 – 11:00 – Em seguida fui para o auditório ao lado assistir a palestra do Gustavo Barbieri, falando sobre Mobile Media Centers utilizando Python como plataforma! Palestra foi boa, porém achei que ficou um pouco vago o conteúdo abordado.

09/03 – 14:00 – Em seguida confesso ter ficado muito na dúvida sobre a palestra do Kooen Kooi falando sobre “Multimedia on omap cpus running Linux” e a do Stefan Seefeld, falando sobre “Hybrid programming with C++ and Python using boost.python“, alguns amigos que estavam juntos foram para a primeira opção e eu terminei indo para a do Stefan na qual ele falou sobre programação hibridas entre códigos Python sendo invocados através do C++, o conteúdo ele explicou de uma forma bem clara porém não e algo tão comum de se utilizar quando na maioria das vezes utilizamos Python como a linguagem principal e dependendo do caso criamos os Python Objects em C/C++ para serem invocados pelo Python, só que neste caso ele falou sobre o inverso além do Python Boost.

09/03 – 15:00 – Confesso que estava ansioso para assistir está palestra do Marcel Holtmann em que ele iria falar sobre a arquitetura do NetworkManager sendo utilizado em sistemas embarcados. Como erá de esperar o auditório ficou completamente lotado e eu fui uma das pessoas que demorou a entrar e terminou tendo que ficar sentado no chão a uma distância não muito agradável, mais de qualquer forma foi bem legal a palestra!

09/03 – 16:30 – Após o coffe break foi a hora de assistir uma das palestras mais esperadas apresentada pelo Hadi Nahari, o cara e simplesmente um figura! Ele havia dado um show na palestra que apresentou na edição passada, o cara fala super bem e como sempre bem descontraído e divertido. O tema da apresentação foi Distributed Mobile Security: A Security model for mobile security based on cloud computing, mostrando diversos cenários do dia-dia utilizado por empresas no esquema de segurança na comunicação de aplicações distribuídas em sistemas de moveis.

Acima uma foto do final da tarde durante o percurso para o hotel onde estávamos hospedados!

Eu, Gustavo Noronha e Fábio Urquiza! Comendo uma deliciosa Macaxeira Gratinada no famoso restaurante “Barcaxeira” acompanhado de algumas DEVASSAS super gelada!! isto mesmo, cerveja DEVASSA! está e uma delicia! :P

Cerveja Devassa & Macaxeira Gratinada.

Foto clichê na noite de Porto de Galinhas ao lado do mascote da cidade.

Encontramos uma loja que aceita dentre os cartões crédito o cartão VI, porém talvez tenha algum problema com o cartão Emacs e PICO! :P

Gustavo fazendo propaganda do ANASOL depois de ter ficado todo dourado de tanto sol!

André Guedes em uma foto comprometedora! que isto companheiro?

Larry Jr, Fábio Urquiza, Eu, Gustavo Noronha e Thiago Galesi.

E para fechar com chave de ouro encontrei esta placa dentro do hotel que acontece o Bossa, que aconteceu com a NOKIA? todos sabíamos que nesta edição do Bossa só iria dar QT na cabeça. Pois bem, ela achou pouco e colocou uma placa no hotel proibindo a entrada de GNOMER’s, What the fuck? :P

Resumindo, conversei com algumas pessoas do INDT que confirmaram que um dos motivos que nesta edição não teve os famosos Happy Hours devido a situação da crise que atingiu a inúmeras empresas e segmentos, e por contenção de despesas eles cortaram várias coisas inclusive os Happy Hours. Fora isto foi de extrema qualidade o evento, gostaria de aproveitar a parabenizar a todos aqueles envolvidos na organização do Bossa Conference que com certeza e um dos melhores eventos sobre FOSS que existe na atualidade, e uma oportunidade muito legal para conhecer gente que você so tem contato atráves da internet. Além de ser muito legal para fazer networking e fazer novas amizades com diversas pessoas envolvidas ou não em projetos Open Source.

Espero que aconteça a próxima edição do Bossa Conference e espero que não tenha problemas na empresa para ser preciso perder o evento como aconteceu, estava louco para assistir algumas palestras em especial como a do Thiago Macieira, Holger Krekel e a do Rasterman.

Você mais uma vez não foi para o Bossa? meus pêsames, se organize e vá para a próxima edição! sinceramente, só posso lamentar por aqueles que não tiverem a oportunidade de prestigiar um evento do tipo! Para a alegria daqueles que não foi ou que tiveram problemas feito eu que não teve condições de ficar até o final do evento e perdeu algumas apresentações, o pessoal da organização estava filmando tudo lá na hora e publicaram no site http://openbossa.blip.tv/ links contendo tais apresentações! vale a pena conferir!

OBS: Acho que o cara lá do PyPy, o Holger Krekel e parente do setanta, parece muito!

Bem, e isto! nos vemos no Bossa Conference 2010!